terça-feira, 26 de junho de 2007

Azóia... à descoberta

Sábado, 6h00 da manhã e lá estava eu a acordar já cansada das poucas horas de sono acumuladas durante a semana... tal como combinado o meu instrutor de condução apareceu à porta da minha casa para mais umas aulinhas antes do exame.


Foram umas aulas divertidas, ele dizia direita e eu metia o pisca da esquerda, mas correu tudo bem. Estão para perto os dias em que vou ser independente e poder ser eu a convidar a malta para rocktrips, deixando a incómoda vida de estar sempre à espera que alguém me convide. Mas dias de sol e muuuita escalada estão previstos ;)








Bem mas indo ao que interessa, às 10h30, depois das aulas, lá fui com o André para a Azóia, ele nunca lá tinha estado e mostrei-lhe os sectores Cova Mijona e Poema Rocha.






Velhos hábitos quebram-se e dão início à procura de novos hábitos...





Para começar fui, pela primeira vez, a primeira a escalar! Desculpem o pleonasmo mas foi um misto de emoções fortes. Mais uma vez o André "mentiu-me" e disse que não estava a perceber a via e eu que lhe fosse meter os expressos para ele a fazer em flash. Descobri que fico mais motivada para dar o meu melhor quando quero ajudar alguém e tenho de tentar ser o elemento forte do grupo do que a namorada-gri que é o elemento mais fraco do grupo. Mas infelizmente não consegui meter os expressos todos, mas foi um bom inicio para começar a fazer frente ao meu medo de vertigens.



Mais tarde voltei, em topo, para tentar fazer a via toda incluindo o tecto e com medo do pêndulo do tecto acabei por me ver a fazer o tecto da via do lado, que é um 7º (que é como se fosse um 8a para quem faz 7b com muita dificuldade), com entalamento do calcanhar direito, aplate para a mão esquerda e largar a presa direita que era um bocado melhor que a esquerda para me aproximar do topo e evitar pêndulo. Foi muito nice!







A meio da tarde, enquanto os surfistas Helder e Bruno lutavam por utilizar o equilíbrio das ondas na rocha para tirarem os expressos de uma via que lhes tinham montado, eu, o André Pires e o André Santos envolvemos-nos numa epopeia: "Em busca do sector Varandas"... foi só rir!



Eu ia à frente muito decidida em encontrar caminhos de cabras pelo meio de pedras rolantes, azevinhos que picam que se fartam (mas não a mim, he he he, a pensar na apróximação aos sectores levei calças); atrás de mim seguia o Pires, de vez enquando lá me dava confiança dizendo para eu não me preocupar, que se tivesse que acontecer alguma coisa a alguém seria a ele que, inevitavelmente, estava de chinelos (perdão, havaianas como já me chamaram a atenção he he he) a resvalar na terra e pedras soltas do terreno íngreme que acabava numa ravina para o mar (como sabem, eu tenho uma certa propensão para acidentes); seguido pelo Santos que se deparou com uma lata de salsichas da raça Nobre, ainda procurámos uma coleira com o nº. de tlf para dar a boa noticia ao dono mas suspeitamos que tenha sido um acto de puro abandono visto estarmos a entrar na altura do ano em que se atinge o auge destes actos vis.


photo by André Santos

O dia foi longo, pois saimos já eram 23h. Sim, é isso mesmo, noite cerrada! O que nos safou foi a luz da lua e o meu frontal. Lembrei-me do Primo e do Ricky, do facto deles meterem expressos numa data de vias só para o caso de quererem voltar a fazer-las mais tarde e o Pujan dizer-me que não há pior que eles, que está a anoitecer e ainda andam a tentar tirar os expressos... bem... afinal até há! lol São os Andrés! Começou a anoitecer e eles pensaram:


- Bem... ainda temos expressos na Cova Mijona para tirar mas porque não meter mais expressos!? Que tal num 7c do Poema Rocha!? Lol são mesmo loucos!

.
(podem ver um bom filme de um encadeamento 7b+ no Poema Rocha, via com o mesmo nome, de à um mês atrás feito pelo Pujan em


photo by Cláudia Cruz

(Pires num 7c do sector Poema Rocha)


Próximo fim-de-semana é repetir! Pois no Domingo nenhum de nós se conseguia mexer para ir escalar, tal foi o cansaço! Rir também cansa! Ah pois é!

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Um dia memorável

E assim começa o inicio de uma jornada que já muitos percorreram e outros tantos o farão...
Hoje foi um dia em cheio, fui pela 2da vez ao sector Rampa, na Fenda, para mais um dia de escaladas em topo numa via que atravessa a Bad Boys e a Speedy Gonsalez.
O especial deste dia é que encadiei-a... o meu primeiro 6b... já posso dizer que escalo! É um dia que quero recordar!
Na altura nem queria acreditar! Depois de ter decidido que iria tentar (visto não cair nenhuma vez em topo, sim porque todos os que me conhecem sabem que tenho medinho) e ter passado pela fase do nervosismo e hiperventilar, lá fiz a via sem fazer descanços numa escalada super fluída (humildade à parte). Estava a ser facil de mais "não" ter de fazer força e usar só técnica e perguntei a toda a gente que estava no sector que grau é que davam à via para ter mesmo a certeza.
Agora virá o "pior", solidificar o grau, fazer muitos 6b e niveis inferiores, só aí poderei dizer que faço 6b, mas hoje foi o começo.
E claro, para tornar o dia ainda mais "fabulástico" o Pujan encadeou no espaço de uma semana, o seu segundo 7c, a Totó!
Agora será sempre a subir para o casal maravilha! Hiiiiiiiiiiiiii...iiih!