segunda-feira, 30 de julho de 2007

Parabéns Kimie, pelo teu primeiro 8a :)

foto by Strix ;)
(Kimie na Rampa)


Ainda me lembro quando comecei nestas andanças, meti na cabeça que queria escalar e não conhecia ninguém que o fizesse, lá procurei pela net e inscrevi-me no rocódromo. Aqui a nossa amiga Kimie, como sempre, dispos-se logo a ajudar com a sua simpatia contagiante. Fiquei mesmo muito contente com o 8a!!! És uma verdadeira inspiração! Continua assim!

Mais detalhes em http://www.kimiekon.blogspot.com/ , vale muito apena! A Kazuko (irmã mais nova da Kimie, com quem já escalei e pude confirmar que a escalada nesta família é genética, he he he) filmou o encadeamento, um dos melhores filmes que já vi de encadeamentos... com uma fluídez com descanços "inumanamente" curtíssimos sempre a bombar até ao topo. Muuuuito bom! Vão ver!


domingo, 22 de julho de 2007

Assalto a Montejunto


Este Sábado fui conhecer Montejunto Novo, a tribo (eu, o André Pires, os irmãos André e Bruno Santos e Johny de Benfica) decidiu tomar o castelo de Montejunto através das novas muralhas construídas por várias pessoas estando o meu pai (o Emílio, ou não existiriam vias como "A histérica e o vibrador") envolvido ainda eu era uma criança "para aí com uns 5 aninhos" segunto conta-me El Rei Don André, a quem o Italiano ofereceu um colar de expressos e se ajoelhou a rezar a meio da tarde prestando vassalagem ao seu rei. he he he
De um lado encontrava-se o rei Eolo protegido pelos deuses Zefiro, Euro e Noto dos ventos; do outro, nós, jovens guerreiros liderados por El Rei Don André decididos a tomar o castelo a pulso, dedos, pés de gato, dentes, amendoins, tudo.
.

photo by Cláudia Cruz

(André Pires a experimentar "A histérica e o Vibrador" - 8a)

A um determinado momento dei-me por derrotada pelo vento e frio pois o polar e o penas já não me bastavam e decidi juntamente com o Johny disponibilizar as forças que ainda tinhamos a construir um bunker para receber os feridos quando faziam pausa.

photo by Cláudia Cruz
(Johny a esconder-se do frio)

Mas depois... eis, se não quando... aparece El Rei Don André a motivar as suas tropas demonstrando ser um governante dedicado (por já me conhecer de outras epopeias e saber exactamente como me motivar com reforços positivos). Quando dei por mim tinha encadeado 4 vias diferentes, sem descançar.

Devo confessar que a sensação de ir à frente ainda me assusta seja qual for o nivel, piora se fôr à vista e os expressos não estiverem lá para caso me veja aflita os agarrar, mas o supra-sumo de tudo foi ainda por cima levar só 2 e mais tarde 3 expressos comigo quando as vias tinham o dobro das plaquetes. Umas saltei, outras destrepei para tirar o expresso anterior e voltei a subir... e assim encadiei 4 vias de seguida em que só descansei enquanto El Rei dizia "Vá desencorda-te, puxa a corda da via que fizeste e volta a encordar-te."


Independentemente dos graus das vias senti-me realizada. Na última ainda me passou pela cabeça desistir mas lá agarrei de direita num áplate lateral e fiz pé esquerdo à mão e subi sem a mão esquerda... muuuuito medinhooo! Pois o expresso já não estava perto dos meus pés. Depois de fazer o passo lá agarrei num monodedo com a esquerda e quando dou por mim tinha de ir para a esquerda mas não conseguia trocar nem cruzar as mãos, a parede era lisa. No meio disto tudo ainda me dei ao trabalho de respirar fundo e falar com o anão lá do sitio (que são aqueles bacanos que quando achas que os pés te escorregaram ou o lançamento ao áplate era pêra doce, por já teres trabalhado tantas vezes o movimento, mas não ficas lá... foi o anão que te puxou os pés ou empurrou, de certeza). De nada valeu falar com o raio do anão, ele estava mesmo a divertir-se às minhas custas. O pior de tudo é que devido ao esforço do passo anterior as pernas tremiam como o anorético (cana de meter os expressos). O único expresso que tinha estava no lado errado do arnês e não conseguia manter um equilibrio decente para ter tempo de tirar esse expresso. Ainda pensei "Vá Cláudia, é psicológico, já estás no final da via mas apesar de só teres um expresso metido, bem lá em baixo, ele aguenta uma queda e é limpa. Na boa! Vá, se fosses alguém da malta forte com que andaste a escalar nestes últimos meses tu conseguias arranjar uma rugosidade mitrada para trocar as mãos. Procura. Sangue frio!" E assim foi. Procurei... mas nada! Apesar do raio do anão achar que tinha vencido pois era a primeira vez que fazia 2 passos seguidos que não conseguia destrepar. Quando dei por mim, estava a dizer um "fooodasse, merda!" decidido como nunca disse em toda a minha vida e meti de lado a ideia de ir para a esquerda e fiz corta-mato e atirei-me para cima para o que me parecia ser uma reglete que afinal era um puxador que só se via de cima e ai chapei como se tivesse todo o tempo do mundo, tal era o alívio.


Cá para mim devo estar a passar pela fase do Sanção. Desde que fiz as 3 rastas que ando a enfrentar o medo de vertigens. Quanto a cair, já faltou mais tenho é de continuar a escalar coisas que não possa destrepar, assim tenho só 2 alternativas: ou subo, ou caio e o assunto fica resolvido! Não vale apena forçar as quedas, elas acontecerão naturalmente :)


photo by André Santos
(Eu a descançar enquanto faço segurança)


Bem, estou farta de escrever acerca de mim, mas é que estou mesmo muito contente com os progressos (nem a via que fiz antes destas 4 em que não consegui subir até lá cima, apesar das várias tentativas, não pensei em ir em top e resolvi um passo que tinha medo) gostava que a malta que não escala graus considerados não se sentisse sozinha como eu me sinto e que saibam que existem mais escaladores que têm as mesmas dificuldades e sofrem e lutam por as ultrapassar sentindo-as bem no pêlo.

Pelo meio disto tudo, o Johny experimentou a Ultrapassagem Perigosa e apesar de não ser o nivel dele, agora já sabe ao que sabe um 7a+, o que é de louvar o seu esforço e ter conseguido chegar ao top! Os Andrés estiveram no seu melhor, como sempre, e o Bruno que não escala assim à tanto tempo, acho que devia dedicar-se à escalada e deixar o surf para os tempos livres he he he, fiquei espantada com a evolução a olhos visto que tem feito.



photo by Cláudia Cruz
(Bruno Santos)



photo by Cláudia Cruz
(André Santos)

terça-feira, 10 de julho de 2007

Fds da tribo em Poios, Buracas e Redinha

Para mim, este fds foi um híbrido de retiro espiritual e ritual de iniciação como um templário.
.
Decidi que na próxima viagem a Poios (o meu 2º. local de escalada favorito) seria o ponto de partida para escalar sempre à frente e ir em topo seria apenas um meio utilizado em último recurso para resolver um passo para novamente voltar a ir à fente. Aos poucos irei famirializar-me com a sensação de ir à frente e mesmo que agora só consiga chegar ao 3º. expresso, logo logo irei fazer cada vez mais até já nem pensar no medinho ou pelo menos questionar-lo :) Eu sei que em topo estaria a escalar muito mais mas decidi que se continuasse assim estava a caminho de lado nenhum, tenho de escalar à frente!
.
Bem... aqui está o relato da viagem:
.
1º DIA, 6F
Eu, a guia iniciática; Ramel, o batedor que gosta experimentar vias seja nivel a baixo do seu ou a cima; André, o visitante legionário da rocha oriundo da Gália; Puto João, o cavalheiro da força bruta; partimos em busca de novos sectores (que eu não conhecia) para a região de Poios, Buracas e Redinha.

Chegámos por volta das 2h da manhã, depois de eu contar pelo caminho algumas histórias em forma de estória sobre o indígena Tiago, para quem não sabe ele é como o papão para os escaladores bem comportados, por cortesia lá paramos o carro à frente da tasquinha dele em Poios e fui dizer-lhe olá muito rapidamente, interrompendo umas aulas de guitarra clássica que ele estava a dar.
Escusado será dizer que depois de guiar o resto da tribo ao nosso local de pernoita (sector da Capela), assim como quem não quer a coisa, lá apareceu o Tiago no seu jipe com música alegre fazendo-se acompanhar por um garrafão de jeropiga caseira e uma grade de minis não fossemos ter sede lá no cimo da montanha. O André foi o 1º. a descartar-se com o facto de andar a tomar antibiótico, o Puto João a mesma coisa, ficando só eu e o Ramel para recebermos a festa de boas-vindas (por outras palavras as bebidas locais), mas foi muito giro!

photo by Puto João
(Tiago, a Loira, eu e a Jeropiga caseira)

O Tiago até foi buscar a viola ao jipe e o Ramel esteve a tocar para animar ainda mais e o resto da malta acompanhou-o com a voz até às 4h30 da manhã...

photo by Cláudia

2º DIA, Sáb

...no dia a seguir...
.
Estão a pensar que ficámos a dormir a manhã!? Nãaa, nesta viagem
não há lugar para frouxidão! Aqui a vossa amiga Cláudia pensou cá para com o fecho do saco-cama, eu não estou habituada a beber assim e amanhã de manhã vou ser a última a acordar e eu não quero ser "menina" :( com o "stress" acordei ainda não eram 8h cheia de bom humor e energia. Ah pois é! Fui ter com o resto dos membros numa de "embora lá fazer força" mas para meu espanto ainda estavam no seu sono de beleza. O Puto João foi o único que ainda agarrou na corda mas nada feito, eu queria mesmo era ir para o sector Microondas onde eu tinha um encontro marcado com um "projecto".
.
Depois de os levar a tomar o pequeno-almoço na Redinha que faz a vez da Brejoense para quem vai à Arrábida e ter estado na conversa com o Osso (o nuestro hermano a quem devemos as vias equipadas das Buracas), lá fomos nós cheios de esperanças e sonhos para concretizar (como é óbvio estou a falar ironicamente de mim que levei um encherto de porrada do meu projecto e em ir à frente o dia). Mas nem tudo foi mau, houve quem e
scalasse a Missão Cumprida 7b, Com Esta Máquina é Mel 6c, Via da Inês 7a... conhecemos o Luis Bonito (um escalador da zona) e um grupo de escalada de uma escola com os quais nos fartámos de rir graças ao professor de educação física muito parecido ao meu pai, o Emílio, no modo como lida inocentemente com as alunas he he he. Como não podia deixar de ser, o André como bom italiano que é ainda tentou aliciar uma jovem (menor de idade) a meter-lhe inocentemente creme protector em zonas intimas, visto estar muito sol como é óbvio, mas a rapariga não foi na conversa preferindo manter o contrato de exclusividade com o seu professor ;)

photo by Cláudia

(André o presunto pendurado)

Lá para a tarde levei a tribo a refrescar-se nos Olhos de Água... o cansaço da noite anterior em simbiose com o calor abafado estavam a fazer-se sentir mesmo no mais puro escalador do grupo.

photo by Ramel

(Eu no projecto que ficou por encadear, Água Fria da Ribeira 7c+ sem dúvida)

photo by Cláudia

(Puto João no seu melhor)

E depois seguimos para as Buracas ao encontro do Osso, que se prontificou em me fazer o novo croqui do sector Vaca Voadora com as novas vias que equipou (quem quiser pode entrar em contacto comigo que eu desponibilizarei), e dos irmãos João e Ricardo Miquel que também andavam por lá a escalar.

photo by João Miquel

(Buracas do Casmilo, sector Vaca Voadora)

photo by Cláudia

(Osso no seu projecto)

photo by Cláudia

(Miquel também no seu projecto, "Bounjour Monsieur" 7b)

domingo, 1 de julho de 2007

André e a "Tiro e Queda" 7c

Ontem fui escalar à Rampa e Cú de Judas onde encontrei o grupinho do Tôko e do Marcel, que tinham uma escaladora muito simpática (que conheci mais tarde na Brejoense). Depois de eu ter contado ao André Santos a tradição de pagar-se uns copos na Brejoense quando se encadeia e que a minha era uma com limão bem fresquinha. O André Santos aderiu logo à tradição como um verdadeiro escalador que é e perguntou com prontidão se era Green ou Super Book? Parabéns André!
Tiveste um grande professor. Pelos vistos o Frescata ensinou-lhe os passos no outro dia. E ontem (no seu 2do dia na via), assim como quem nem quer a coisa, encadeou a Tiro e Queda 7c ao final do dia, sim porque o resto do dia enquanto eu andava a escalar com o André Pires cheia de medinho a escalar à frente e à Vista (que é uma coisa nova para mim) e foi mais do que uma via, o Sr. Santos estava na praia do Portinho em vez de estar a fazer força.
Parabéns pelo teu encadeamento e que venham muitos mais seja aqui ou em Itália!
.
Mais tarde disponibilizarei as fotos em sequência da via para quem quiser estudar os passos e tentar a sua sorte... Que a Técnica e a Força estejam contigo!